quarta-feira, janeiro 24, 2007

ESTUDO DOS MOMENTOS E RUPTURAS EPISTÊMICAS DA FILOSOFIA (RENASCENTISTA, CLÁSSICA E MODERNA) EM M. FOUCAULT.

Introdução
Procuraremos a partir dos estudos arqueológicos de Foucault[1], ressaltar três momentos epistêmicos na história da filosofia ocidental; momentos que somados, isto é, vistos em conjunto, possibilitam a observação de certas rupturas entre um e outro (certos saltos epistêmicos ou descontinuidades históricas); ou seja, observaremos certos recortes em que ocorrem alterações fundamentais dentro do pensamento filosófico na cultura Européia.
Os três momentos que denotam tais rupturas são: “episteme renascentista” (do séc. XV ao XVI), “episteme clássica” (do séc. XVII ao XVIII) e “episteme moderna” (do séc. XIX ao XX).
De acordo com Foucault, a “episteme” (ou ciência) designa um conjunto de conhecimentos de uma dada época, ou seja, aquilo que uma dada época representa em termos de conhecimentos realizados.

Algumas considerações sobre o momento da episteme renascentista[2].
A episteme renascentista considera as similitudes [3] como sendo fundamentais no seu desenvolvimento; Foucault identifica quatro similitudes: conveniência, emulação, analogia e simpatia. Vejamos:

. Por conveniência entende-se a “relação articulada das coisas”, relação entre seres reais no espaço, lugar e proximidades. Ora, é importante enfatizar que de acordo com Foucault, no renascimento o homem identificava as coisas por meio de seus sinais, com efeito, podia relaciona-las nas suas similitudes. Assim, tudo era repleto de sinais e podia ser interpretado; por exemplo: na relação do mar e areia, pedra e vento há comunicação espacial, pois nesta relação era possível ler suas articulações manifestas em sinais.

. Por emulação entende-se a conveniência abstraída do espaço, lugar e proximidades; significa que não há ligação no espaço físico, nem na proximidade física. Afinal, ocorre a similitude pelo distanciamento das coisas; como o reflexo no espelho. Não se concebe a coisa em si, mas o seu reflexo (aquilo que a coisa faz conhecer). Desta forma verifica-se que o rosto corresponde ao êmulo do céu, a distância entre os astros dos céus e o rosto do homem representa um reflexo furtivo ao longe.

. Por analogia entende-se aquela proximidade do distanciamento e o distanciamento das proximidades; pressupõe a conveniência e a emulação. Compreende as relações com as coisas, como dos animais e as plantas em que o animal é uma planta de cabeça para baixo e a planta é um animal de pé e que cresce para cima. Constitui-se pela relação entre coisas e não das próprias coisas em si mesmas.

. Por simpatia entende-se pela transformação promovida na atração das coisas (girassol atraído pra o sol); onde ocorre o movimento no sentido daquilo que atrai. Assim, a simpatia é um “princípio de mobilidade”, sendo que é pela atração que existe transformação da coisa naquilo que atrai, tornando as coisas semelhantes. Entretanto, verificamos no “princípio de mobilidade” a transformação contrária, que é a antipatia; pois nela o movimento é de repulsa, há um afastamento recíproco das coisas, como o fogo que é quente e seco e a água que é fria e úmida.

Conforme Foucault, as coisas invisíveis são conhecidas pelas visíveis na “episteme renascentista”; o que significa, que em tal episteme acredita-se que Deus é manifesto nas coisas por meio de sinais; ou melhor, que Deus imprime nas coisas os sinais necessários para que o homem conheça o invisível pelo visível. Desse modo, o conhecimento humano ocorreria na esfera da “semiologia” (localização dos sinais determinados por Deus) e da hermenêutica (busca das similitudes invisíveis).
A episteme renascentista é caracterizada pela magia somada à herança cultural (caráter divinativo), como também, pela erudição (saber racional); pois envolve a decifração, isto é, o conhecimento constituído pelo processo de observação, imaginação, indução e adivinhação.
. Nela interpretar é conhecer, e conhecer é saber [4], o que não deixa de ser uma condição de poder [5]; afinal, Deus teria deixado sinais em todas as coisas, e aqueles que decifrassem tais sinais é que realmente tinham posse do saber.

Algumas considerações sobre o momento da episteme clássica.
A episteme dos clássicos se contrapõe, com a hermenêutica renascentista, pela necessidade de uma analítica. Trata-se de uma diferença fundamental que serve de alicerce para um novo momento epistêmico, e seu nome é máthêsis: a ciência universal da medida e da ordem, isto possibilita estabelecer entre as coisas uma sucessão bem ordenada, ou seja, uma análise.
Em tal episteme as palavras se separam das coisas, como afirma Foucault: “... a partir do séc. XVII se perguntará como é que um signo pode estar ligado às coisas. A tal pergunta a idade clássica responderá pela análise da representação” [6].
Portanto, não há dúvidas, pois devemos ressaltar que será uma época em que as palavras e as coisas se distanciam. Em que estas, as coisas, não mais falam, não mais guardam uma verdade secular. O mundo deixa de ser texto indefinidamente interpretável. Com efeito, algumas diferenças serão eminentes, a começar pelas próprias palavras que serão analisadas sintaticamente (construção gramatical); caberá à história natural o estudo dos seres vivos (incluindo o homem); e também, a análise das riquezas que tem como objeto de estudo as necessidades e os desejos.
Desse modo, a matemática passará a servir de meio fundamental, pois o mundo será analisado pelos olhos da matemática; logo, haverá mensuração e observação plena das representações do mundo, o que resultará numa visão absolutamente mecanicista.
A construção signal será dada pelo sujeito e apenas por ele, seja convencional como as palavras, símbolos etc; ou natural como o reflexo no espelho. Portanto, toda a realidade será uma construção bem articulada do sujeito.
É importante considerar que diferente da episteme renascentista que considerava significado das marcas (domínio formal), o significante (conteúdo) e as similitudes, a episteme clássica considera apenas o significante e o significado; mas, de modo adverso, pois o signo esta no próprio pensamento, ele é a ligação de uma coisa e a idéia de outra. O conteúdo é a representação no significante, daí constitui-se aquela representação da representação; afinal, não há nenhuma concepção da coisa real, é o próprio pensamento a condição determinante. O signo é a representação da representatividade representável, é a ligação plena do significante com significado.
Portanto, não é Deus que imprime nas coisas os sinais necessários para que o homem conheça o invisível pelo visível; afinal, na episteme clássica pode-se dizer que o invisível é no visível, porque é a representação não representada; significa que o sinal, ou melhor, o signal esta no sujeito e não nas coisas.
Por tudo isso, ocorre também o nascimento da literatura; pois tudo é representação e linguagem, então a imaginação ganha asas, possibilitando a criação desrealizada (exemplo: Dom Quixote de Cervantes).

Algumas considerações sobre o momento da episteme moderna
As diferenças da episteme clássica são expressivas diante da episteme moderna; afinal, enquanto a última é marcada pelo surgimento da biologia, da economia e da filologia (que estudam a vida, o trabalho e a linguagem); a primeira, como já foi apresentado, é voltada para a história natural, a análise das riquezas e a construção gramatical.
Ora, vimos que a primeira foi marcada pela primazia da representação; já no caso da segunda, haverá o desaparecimento da representação [7]; pois conforme ressalta Foucault, a episteme moderna vai "... deixando de privilegiar a estrutura visível dos seres, o conhecimento torna-se empírico; não é mais a análise de uma representação, não tem mais idéias como objeto: torna-se sintético; seu objeto é uma coisa concreta, não mais ideal, mas real, tendo uma existência independente do próprio conhecimento”.
Portanto, não convém mais encontrar respostas nas representações, mas no próprio homem, este que passa a ser o objeto de estudo. Entretanto, é na analítica da finitude que se da uma condição real para que o sujeito volte-se para si descobrindo seu objeto de investigação, ou seja, o próprio sujeito se torna fonte reveladora de si mesmo.
Na finitude de seu ser o homem reconhecerá suas possibilidades reais de conhecimento, pois estará envolto com sua vida, trabalho e linguagem, isto é, de determinações extrínsecas de sua finitude; de modo que, pelas mesmas determinações reconhecerá sua soberania (sua condição de dimensionamento real).
Tornando-se o centro reflexivo da modernidade o homem repete-se a si mesmo continuamente; afinal, eis o modo da episteme moderna. Modo que explícita as positividades empíricas.
Foucault deixa evidente em sua obra (“As palavras e as coisas”) que a episteme moderna privilegia não mais a natureza, mas o homem em sua verdadeira condição.
Estudado por: Adriano de Araujo
____
BIBLIOGRAFIA
FOUCAULT, Michel. As palavras e as Coisas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002.
____
NOTAS

[1] A partir de algumas anotações em sala e breve exame da obra “As palavras e as Coisas” – (uma arqueologia das ciências humanas) de M, Foucault.
[2] É importante ressaltar que tais considerações foram abstraídas em sala de aula, ou seja, a partir das anotações, apreciações e observações do mestre; como também, da pesquisa na própria obra.
[3] Termo que deve ser entendido como “pintura ou retrato” mental.
[4] O “saber”, conforme Foucault, representaria a ciência, a filosofia, a arte, a literatura... tudo que designa a manifestação humana relacionada à um estado de magia e senso comum.
[5] Vale lembrar que para Foucault o homem resulta de suas condições (ou formações) históricas, significa que o “poder” é uma condição relacionada com a política e a subjetividade manifesta em tal ou tal momento.
[6]Extraído de: M, Foucault, “As palavras e as coisas”, ed. Martins Fontes, 1966 – pg. 67.
[7] Consideramos que Foucault demonstra neste último momento epistêmico uma expressão significativa de desenvolvimento humano; afinal, as possibilidades epistêmicas são muito bem definidas.

14 comentários:

Anônimo disse...

Estas sínteses aqui encontradas possibilitaram sanar dúvidas sobre a noção de episteme, enquanto lia um resumo da obra de M Foucault, num hotel em Capelinha, cidade do interior de Minas Gerais, para uma aula de historiografia. Portanto cabe a percepção que essa noção contem conexão com as idéias de estrato e dobra propostas também por Deleuse

Anônimo disse...

[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Codes[/url] gives you a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-money-maker/]Club Penguin Money Maker[/url] that allows you to gain a lot of coins in Club Penguin.
[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Codes[/url] also provides you with [url=http://cpcheat.org/club-penguin-trackers/]Club Penguin Trackers[/url] such as a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-aunt-arctic-tracker/]Club Penguin Aunt Arctic Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-cadence-tracker/]Club Penguin Cadence Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-gary-tracker/]Club Penguin Gary Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-band-tracker/]Club Penguin Band Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-rockhopper-tracker/]Club Penguin Rockhopper Tracker[/url], and a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-sensei-tracker/]Club Penguin Sensei Tracker[/url].
Finally,[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Cheats[/url] gives you [url=http://cpcheat.org/club-penguin-bots/]Club Penguin Bots[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Mission Cheats[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Coin Cheats[/url]

Anônimo disse...

The French gourmet cheese Bleu d'Auvergne has a wonderful aroma, a rich taste; the saltiness increases with the incidence of veining. The overall flavor is piquant but not overly sharp. Bleu d'Auvergne started life as an imitation of Roquefort, using cow's milk in place of sheep's milk. Legend has it that a peasant, around 1845, decided to inject his cheese with a blue mold that he found growing on his left-over bread (the motto being, waste not, want not). And thus, the gourmet cheese Bleu d'Auvergne was born. This French gourmet blue cheese comes from the region of Auvergne and the cheese is made from milk of Salers and Aubrac cows. The rind is very thin and so the cheese is usually wrapped in foil. The cheese is rich and creamy with a pale yellow color and scattered holes and well-defined greenish-blue veining. We cut and wrap this cheese in wedge of 8 ounces and 1 pound.

buy fresh blue cheese

[url=http://riderx.info/members/buy_5F00_fresh_5F00_blue_5F00_cheese.aspx]buy fresh blue cheese[/url]

http://riderx.info/members/buy_5F00_fresh_5F00_blue_5F00_cheese.aspx

Anônimo disse...

megan fox tattoo cover up, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]megan fox toe thumbs[/url] megan fox in jennifers body
kim kardashian leaked sex tape, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardashian candles[/url] kim kardashian sexy pictures
taylor swft, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]taylor swift white horse lyrics[/url] music video fifteen by taylor swift
hannah montana nip, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]is hannah montana really pregnant[/url] hannah montana games
harry potter comforters, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter fan sites[/url] harry potter deathly hollows
swv on tom joyner cruise, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]all cruises going to hawaii departing from san francisco[/url] day cruises from tampa fl to key west fl
bald justin bieber, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin bieber and his girl friend[/url] first dance by justin bieber
britney spears blow, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]lyrics to 3 britney spears[/url] britney spears fansites
megan fox in a bikini, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]megan kelly fox[/url] megan fox ugly

Anônimo disse...

Buenas noches

I just wanted to say hi to everyone!

See you later

[URL=http://www.freemoviez.biz][IMG]http://static.thepiratebay.org/img/firefox-22.png[/IMG][/URL]

Anônimo disse...

Do you think the best way to get the cheapest plane tickets is by calling the airline? Or, do you scan through hundreds of websites provided by search engines to find low airfare tickets? Maybe you hope to find cheap airfare in the local newspaper's travel section.
Finding cheap airline tickets can be one of the most frustrating experiences that most of us learn very quickly. Of course, most people eventually give up after spending hours scanning websites that offer virtually the same flight schedules and pricing. People purchase what they believe is the cheapest plane ticket, only to find their neighbor paid just a third of what they did!

Unless you understand the concept of of how airlines set prices, all the searching in the world won't provide the cheapest airline ticket prices. The following information will give you a guide to follow, as you wander through the maze searching for cheap airfare.

Understand how prices are set by airlines! Air ticket pricing is complex and unpredictable, and driven by competition, demand, and inventory. Airlines call this "yield management."

Competition is the beast behind the cheapest plane tickets. All major airlines utilize central reservation systems (owned by various airlines) to fill available seats. The systems are known as Apollo, Sabre, WorldSpan and Galileo. Prices are based on demand, and if some flights are selling well, the price will increase. If the flight is unpopular and has very little demand, the fare is lowered in hope of attracting consumers. In short, fares and inventory change every minute of every day!

Finding the cheapest plane tickets is difficult because travel agents and Internet websites use the central reservation systems that are updated periodically throughout the day. The reason why different searches come up with different results is because the systems are not updated at the same times. And, each system may use different algorithms when searching for low airfare tickets, which can provide a variety of ticket prices .

[url=http://cheapairtickets.qarri.com/]Tips and tricks for cheap air tickets[/url]

Anônimo disse...

check out the new free [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino games[/url] at the all new www.casinolasvegass.com, the most trusted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casinos[/url] on the web! enjoy our [url=http://www.casinolasvegass.com/download.html]free casino software download[/url] and win money.
you can also check other [url=http://sites.google.com/site/onlinecasinogames2010/]online casinos[/url] and [url=http://www.bayareacorkboard.com/]poker room[/url] at this [url=http://www.buy-cheap-computers.info/]casino[/url] sites with 100's of [url=http://www.place-a-bet.net/]free casino games[/url]. for new gamblers you can visit this [url=http://www.2010-world-cup.info]online casino[/url].

Anônimo disse...

Long time lurker, thought I would say hello! I really dont post much but thanks for the good times I have here. Love this place..

When I was hurt in that motorcycle accident my life would be changed always. Unfortunately that driver had no car insurance and I was going to be hurting for ever.

This was not time for me to start and guess what to do. I had to find a good personal injury lawyer to help me get what I needed. After all, my family was counting on me.

How awful was it? I has bedridden for 4 months, I had to have constant care and my clinic bills went through the roof!

Fortunately, I found a good referral site to help me.

I will post more later this week to tell you more about what I have been going through.

If you need an personal injury lawyer try the guys at
[url=http://theaccidentlawyers.org/2010/04/20/latest-boat-accident-lawyer-auctions-2/
attorney law

[/u]

Anônimo disse...

if you guys requisite to crux of departure [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra drugstore advocate of generic drugs.
you can learn drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the pre-eminent [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] roots on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anônimo disse...

Make the animal with two backs casinos? examine this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url] drive and take up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our new [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] hint at http://freecasinogames2010.webs.com and take material fortune !
another voguish [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] site is www.ttittancasino.com , in gain german gamblers, pen in magnanimous online casino bonus.

Anônimo disse...

[url=http://www.watchtruebloodseason3.net][img]http://www.watchtruebloodseries.com/wp-content/uploads/2010/05/truebloodclaude.jpg[/img][/url]

Hey

As you all are big fans of True Blood, i came across this great where you already can watch the first episode of season 3 .
Here is the link where you can watch this great serie, its totally free and you can stream any episode from every season.

Let me know what you think about it!

[url=http://www.watchtruebloodseason3.net] Watch True Blood Free[/url]

[url=http://www.watchtruebloodseason3.net][img]http://img3.sidereel.com/_episodeimage/size.1/5e00.2.16.jpg[/img][/url]

Anônimo disse...

[url=http://choroby-psychiczne.eu/depresja-objawy]depresja objawy[/url]
http://pl.wikipedia.org/wiki/Nocyceptor
[url=http://choroby-psychiczne.eu/]choroby psychiczne[/url]
[url=http://choroby-psychiczne.eu/depresja-poporodowa]depresja poporodowa[/url]
[url=http://choroby-psychiczne.eu/leczenie-choroby-afektywnej-depresji-dwubiegunowej-depresji-maniakalnej]leczenie depresji dwubiegunowej[/url]
[url=http://choroby-psychiczne.eu/alkoholizm]alkoholizm[/url]
[url=http://choroby-psychiczne.eu/narkolepsja]narkolepsja[/url]
[url=http://choroby-psychiczne.eu/halucynacje]halucynacje[/url]
[url=http://choroby-psychiczne.eu/histeria]histeria[/url]
[url=http://pobierz-to.com/]pobierz filmy[/url]
[url=http://pobierz-to.com/shrek-forever-after-2010-cam-t601.html]shrek forever after download[/url]
[url=http://pobierz-to.com/the-stranger-2010-dvdrip-t573.html]the stranger 2010[/url]
[url=http://pobierz-to.com/stargate-universe-s01e18-t555.html]stargate universe s01e18[/url]
[url=http://pobierz-to.com/the-wolfman-unrated-dvdrip-x264-t477.html]the wolfman download[/url]

Anônimo disse...

Good day!

Nowadays getting a good job is not an easy task.
I've been looking for a new job and i found a very good [url=http://www.headhunterfinder.com]Headhunters [/url] directory.
Thanks to them i found a specialized headhunter and i got a new job.
Hope you find a nice job too!

Anônimo disse...


[url=http://shenenmaoyii.xanga.com/770813597/messenger-bags-for-guys---les-sacs-pour-cette-activit%C3%A9-ainsi-que-les-distinctive/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shensacens.tumblr.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://www.purevolume.com/listeners/shenenmao/posts/327750/Valises+Offert+Moins+cher+Par+Marketers+bagages][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyii.moonfruit.com/#/blog/4572287063][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyii.sosblogs.com/The-first-blog-b1/How-Come-Replica-Handbags-devenir-populaire-et-a-la-mode-b1-p1.htm][b]sac longchamp[/b][/url]